A Professora Doutora é Doutora em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Foi bolsista do CNPQ, bolsista de doutorado sanduíche CAPES - Fundação Carolina na Universidade de Salamanca e bolsista de apoio acadêmico da FAPERJ na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)

Atualmente é professora Adjunta na Universidade Federal Fluminense (UFF) e Membro titular da Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales España - Flacso - ES.

A Professora Soraia possui vasta experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Comportamento Político e Atitudes e Ideologias Políticas, Relação Estado Sociedade e Políticas Públicas.

A professora Soraia ministra a disciplina de Estado, Sociedade e Administração Pública no PROFIAP.